O Colegiado do TRE-RJ deu provimento ao recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e tornou inelegíveis por três anos Geraldo Pudim e Claudiocis Francisco da Silva por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação social na campanha da eleição suplementar para Prefeitura de Campos, em 2006.
De acordo com a assessoria do Tribunal, embora não tenha eficácia imediata, pois a condenação começa a contar do ano em que a irregularidade ocorreu, em 2006, os magistrados insistiram na sentença porque ela pode gerar efeitos em 2012. Isso porque Pudim teve o registro deferido no dia 2 de agosto, quando ainda não havia condenação contra ele e a lei não pode retroagir para prejudicar um cidadão. Porém, caso haja eleição suplementar em Campos ou para a próxima eleição para prefeito, os dois estarão fora, se não conseguirem reverter a situação no TSE.
Pudim foi candidato a prefeito e Claudeci a vice na eleição de 2004, vencida por Carlos Alberto Campista, mas que acabou anulada pela Justiça Eleitoral. Na eleição suplementar de 2006, Pudim e Claudeci disputaram, e perderam, com Alexandre Mocaiber e Roberto Henriques.
Obs.: Embora o release do TRE distribuído à imprensa fale eleição suplementar de 2004, em contato telefônico, a assessoria corrigiu para 2006, ano da eleição suplementar em Campos.
Fonte: Blog Na Curva do Rio/ Folha da Manha